A geração de energia elétrica da PCH Ypê, pequena usina hidrelétrica, com potência de 30MW de energia limpa, construída no município de Santa Helena de Goiás, demandava o enchimento do reservatório local no nível d’água que atingia o tabuleiro da ponte existente da rodoviária da GO-325 sobre o rio Verdão.
Para mitigar este problema a empreendedora do projeto, Santa Helena Energia SA, construiu uma nova ponte mais alta ao lado da antiga e desviou a estrada para a nova ponte sendo necessário remover a antiga ponte, pois esta interferia com o fluxo de água e a navegabilidade no local
A demolição da ponte antiga apresentava 2 problemas: a proximidade à nova ponte e impactos ambientais com o processo selecionado.
Uma demolição com uso de explosivos, processo de implosão, poderia causar abalos a nova ponte assim como impactos ambientais à ictiofauna.
A demolição controlada utilizando ferramentas diamantadas (discos e fios diamantados) para seccionar em partes, remover e direcionar as peças cortadas foi a solução selecionada para evitar os problemas citados.
O tabuleiro da ponte, com extensão de 157m e largura de 10,0m, foi seccionado em 100 peças com aproximadamente 9,5t cada.
Após a remoção total do tabuleiro, procedeu-se ao corte das vigas transversinas, longarinas e dos pilares com utilização de fio diamantado.
Os trabalhos se desenvolveram em 2 meses de atividades concluindo dentro do prazo previsto, com segurança e qualidade requerida pelo Cliente.